Nossa Equipa

Nuno Sabroso

Coreógrafo, bailarino, cantor

Também conhecido como "o compère", Nuno Sabroso nasceu em 1985, em Lisboa.

Inicia a sua formação em Danças de Salão na escola Alunos de Apolo de Lisboa em 1996. Aos vinte e dois anos, licencia-se pela Escola Superior de Dança, onde teve aulas com Ruth Silk, José Grave e Amélia Bentes, entre outros. Os seus dons de comunicação permitem-lhe adaptar-se rapidamente aos mais variados públicos.

Desde 2004, leciona Danças de Salão, Salsa e Dança Jazz. Em paralelo, pratica Dança em Cadeira de Rodas como modalidade desportiva, estando neste momento no 3º lugar do ranking mundial com o seu par; e faz salsa, em parceria com Tânia Lopes desde 2006.

Catarina Figueiredo

Cantora

Artista ambulante, Catarina Figueiredo tem passado a vida a saltar de arte em arte.

Nasceu em Lisboa, com residência em Queluz, no meio das suas cidades de eleição, Lisboa e Sintra.

Entre os 8 e os 12 anos, desenvolveu a atividade de ginástica acrobática, ao mesmo tempo que nutria variadas paixões pela área das artes plásticas e das artes do espetáculo. Queria ser cantora, bailarina, atriz, pintora e cientista louca...

Entre 2000 e 2005, frequentou o curso de Cerâmica da Escola Secundária Artística António Arroio, tendo como colega Nuno Sabroso, que a inspirou a participar no projeto extra-curricular "Grupo Artes do Espectáculo da A. A." onde desenvolveu várias formas de expressão artística como dança contemporânea e teatro, entre outras aprendizagens nas áreas de cenografia e figurinos. Posteriormente, teve algumas  experiências como atriz em curtas metragens, e paralelamente dedicava-se à execução de peças de artesanato.

Concluiu em 2007 o curso de Produção de Espectáculos na escola Restart. Em 2009, desenvolveu um projeto para uma produtora de cinema, tendo adquirido vários conhecimentos através da produção de uma curta metragem (media), nomeadamente produção de cinema, direção de fotografia, captação de som, operação de câmara e assistência de realização.

Em maio de 2012, decidiu cantar em público pela primeira vez, uma vez que a timidez não lhe permitira fazê-lo antes.

Cecilia Hudec

Bailarina

Iniciou a sua formação na dança com apenas 3 anos, no Colégio S.Francisco Xavier. Dos 4 aos 18 anos, foi aluna de Ballet e Moderno/Contemporâneo na Escola de Dança Paz com Milagres Paz, onde ganhou uma bolsa de estudo atribuída anualmente a um aluno pelo seu elevado mérito.

Em 1998, participou num concurso de dança moderna realizado pelo Ateneu Comercial de Ponta Delgada, arrecadando o 1º lugar.

Em 2000, integrou o elenco da Companhia de Dança Paz como bailarina solista, e em 2004 ingressou no curso de Licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança, trabalhando com Ruth Silk, Carlos Caldas, Cristina Graça, António Carallo, Vítor Garcia, Teresa Ranieri, Francisco Pedro, Annabelle Bonnéry, Amélia Bentes, Suzanne Linke, Ludgar Lamers, Graça Barroso, José Grave, Ylithia de Ligniéres, Guillermo Weickert, Vítor Linhares, Jean Paul Bucchieri, Birte Lundwall, Gil Mendo, Maria José Fazenda, Mano Preto e Sofia Mântua, entre outros. Durante o curso, teve a oportunidade de participar no programa Sócrates-Erasmus em Helsínquia no Teatterikorkeakoulu, onde trabalhou com Marjo Kuusela, Ervi Sirén, Tommi Kitti e Virpi Juntti, entre outros, nas áreas de Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Jazz e Improvisação.

Tem complementado a sua formação com workshops, aulas e cursos de Verão nas áreas de Ballet, Contemporâneo, Jazz, HipHop, Danças de Salão, Barra de Chão e Improvisação com Marc de Gräef, Paulo Manso, António Carallo, Carlos Caldas, Bruno Skyfly, Diego Sacco Team, António X-Level, Hajime Fujita, Paulo Ribeiro e Nuno Sabroso, entre outros.

Leciona aulas de Dança Contemporânea, Ballet e Dança Criativa desde 2008.

Como coreógrafa, tem trabalhado em projectos como "Inquilinos", "Deâmbulos", "Kill the Light" e é co-fundadora/coreógrafa e bailarina do projeto açoriano 37.25 Núcleo de Artes Performativas que visa a celebração da arte açoriana, com base na Dança Contemporânea.

Como bailarina/performer, trabalhou em digressão com o "Mundo de Cartão" do cantor André Sardet, dançou na companhia Ballet Teatro Paz, "Tzero" de Thora Jorge, e "Volte-Face" do Conflito Estético. Atualmente é bailarina na Companhia de Dança Contemporânea de Sintra (desde 2009) e na Companhia de Dança BelasDanceCenter (2012).

Participou na curta-metragem "Ritual" de Sofia Caetano, Sofia Bairrão e Hugo França, e na curta-metragem "E se os versos não respirassem" de Rita Rio (2011). Tem participado em diversos videoclips, tais como "Tu não tens de mudar" de Foge Foge Bandido (realização Mário Carvalhal), "Victimless Crime" dos Soulbiness (realização Flávia Carvalho), "Vou chorar outra vez" de Toy, e "Surrender" dos Blasted Mechanism (Realização Pedro Valdjiu).

Dentro de outras áreas, foi membro e assistente do grupo GIMMM (Grupo de Investigação para a Mecânica Musical do Movimento), modelo no projecto fotográfico "The Lisbon Ballerina Project" de Luís Rocha dos Reis, animadora em diversos eventos de dança e outros, membro sócio da Associação Ser Ajuda, que visa a ajuda comunitária aos desfavorecidos, e participa no espectáculo de teatro de comédia de improviso "Duelo Improvisado" d'Os Instantâneos, na personagem de Célinha Lopez.

Para além da dança, interessa-se por fotografia (ganhou o 3º prémio no concurso "Olhares que Duram"), desenho (curso intensivo de desenho), escrita e música.

Manuel Abrantes

Músico

Nasceu em 1982, em Lisboa. Aos 8 anos, inicia a sua formação musical com aulas práticas e teóricas de piano. Depois, prossegue estudos de guitarra e violino. Tendo participado em vários projetos subterrâneos ao longo dos anos, é visto pela primeira vez em palco na estreia do Cabaret Ambulante, em maio de 2012.

Formou-se em Estudos Europeus e em Sociologia. Nesta última área, conduz atualmente estudos de doutoramento na Universidade Técnica de Lisboa.

A par da música, dedica-se à escrita de ficção: é autor de dois contos premiados no Concurso Jovens Criadores do Clube Português de Artes e Ideias ("Copenhaga", em 2000, e "Pormenores da Guerra", em 2012) e de uma peça de teatro encenada na Casa do Artista ("Uma Ponte Ideal", em 2002). Traduziu para português as obras literárias "Breakfast on Pluto" e "Daisy Miller e Outros Contos", publicadas pela editora Nova Vega.

Patricia Fernandes

Bailarina

Nasce em 1990, em Portimão. Após mudar-se de armas e bagagens para Lisboa, torna-se conhecida pelo epíteto de "Pérola do Sul".

Tem formação em Danças de Salão, Salsa e Danças Sociais (desde 2008), Dança Jazz (desde 2009) e Urban Striptease Aerobics (de 2009 a 2011). Os seus dotes de bailarina e cantora em ascensão têm sido apreciados em diversos palcos do circuito alternativo de Lisboa e arredores. A versatilidade e a postura destemida em palco são alguns dos seus traços distintivos, valendo-lhe críticas elogiosas por onde passa.

A par da dança, frequenta o Curso de Design de Equipamento da Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa.

Tânia Lopes

Bailarina

Inicia-se na dança aos 6 anos de idade, quando ainda reside nas Caldas da Rainha e é inscrita nas aulas de Ballet. Aos 14 anos de idade, vai residir para a zona de Almada e inicia-se na Dança Jazz. Interrompe o seu percurso na dança para frequentar a faculdade - Curso de Técnico de Viagens no ISLA, em Lisboa. Mas, aos 24 anos, inscreve-se em aulas de Salsa, Dança do Ventre e outras técnicas de dança, não parando de dançar até ao presente.

Inicia-se na Salsa na escola The Latin Quarter Lx; após uns meses, é convidada a participar no grupo de dança TLQLx para participar no 1º Congresso de Salsa em Portugal. No ano seguinte é convidada pelos seus antigos professores para ser professora de salsa. Paralelamente, continua a sua formação de Salsa em Portugal e em Congressos internacionais; como resultado dessa "pesquisa", em 2003 começa a treinar, ensinar e fazer coreografias de Salsa Estilo de NY Mambo On2, sendo pioneira dessa área em Portugal.

Em 2005 conhece Nuno Sabroso. Trabalhando como pares, desenvolvem um trabalho de Salsa On2 e criam um estilo muito próprio.

Em 2005, funda a escola de dança Salsa & Companhia, que em 2007 ganha o nome de Dança & Companhia, onde além de ser co-directora cria uma metodologia de ensino a nível de Salsa.

Para complementar a formação, inscreve-se na Escola Superior de Dança de Lisboa. Em 2007 termina a licenciatura e dedica-se ao ensino e a fazer espectáculos de Dança de vários estilos.

Em 2008 cria o GDA - Grupo de Dança de Alunos, entretanto designado TL Mambo Dancers, uma turma direccionada para as artes de espetáculo de Salsa & Ritmos latinos.

Como bailarina e professora de Dança do Ventre, inicia a sua formação em 2002 com Mohammed El Masseri, no Curso Intensivo de Verão, sendo convidada após o curso a fazer parte do seu grupo de dança; teve outros professores como Prishca, Yolanda Rebelo e Paula Dahab. Actualmente pertence ao grupo de dança oriental Bahirah dirigido por Paula Dahab.

Tem ainda formação noutras danças tais como Dança Clássica, Tango Argentino, Ritmos Latinos, Dança de Salão, Bollywood, Kizomba, Jazz, Dança Contemporânea.

Atualmente é uma bailarina e professora freelancer envolvida em vários projectos de dança quer a nível de composição coreográfica, quer como intérprete.

Como bailarina, Tânia Lopes considera-se eclética devido a toda sua formação e influências variadas. Tem um estilo elegante, suave e expressivo, cativando o público com a sua simplicidade.

António Inês

Artista convidado: Mimo

Sara Claro

Artista convidada: Bailarina